Buffet para Casamento, Festa Casamento e Festas em Geral no Mediterrâneo - Buffet Mediterraneo

15 anos – Se apaixone pelo o que este momento pode te proporcionar!

15 anos – Se apaixone pelo o que este momento pode te proporcionar!

22/01/2021

Sonhe com o Buffet Mediterrâneo e, além disso, aprenda os significados de cada simbologia deste dia tão especial!

Significado

Debutante é a palavra utilizada a fim de descrever uma adolescente ao completar 15 anos, que integralmente, remete à início ou estreia!

Logo, a festa de debutante, realizada (geralmente) aos 15 anos para meninas, remete ao momento esperado, desejado e, muitas, vezes, até idealizado pelas jovens que ambicionam tal rito de passagem através de um baile.

O termo debutante deriva da palavra francesa début e, representa o rito de passagem da menina que está se tornando mulher. Sendo assim, múltiplas tradições referem-se ao evento e possuem uma história que o compreendem de maneira a representar esta mudança de fases para a jovem moça.

História

Na América Latina a celebração dos tão esperados 15 anos é uma tradição comum. No entanto, com o passar dos anos houveram mudanças quanto à sua representação, uma vez que por exemplo, a civilização asteca e outros povos indígenas possuíam desde seus primórdios diferentes cerimônias para demarcar tal passagem pelos diversos estágios da vida.

Para abordar um pouco mais desta passagem e suas origens, os países hispânicos) reconheciam este rito de passagem dentre os 15 anos como quinceañera de modo com que esta tem origem na tradição asteca que demarca a trajetória feminina de menina para mulher, quando esta era apresentada como virgem para comunidade. Hoje em dia, a tradição das festas de 15 anos, como sabemos, mudou drasticamente e, desse modo, diferentes cerimoniais e roteiros são utilizados em festas de debutantes, desenvolvendo-se inúmeras especificidades de acordo com o desejo da debutante. Seguem-se alguns espaços para comemorar esta data tão marcante na vida tanto da figura feminina (filha) quanto na vida dos parentes (pais irmãos, avôs, tios, tias…). Clique aqui para ver mais.

Buffet Mediterraneo Mansão Araci

Da mesma maneira, você sabia que a festa de debutante teve início na Europa antiga e foi transmitida ao Brasil mantendo diversos costumes e tradições? Quer saber como? Continue lendo e fique por dentro faz principais tradições que se desenrolam até os dias de hoje!

Quanto às tradições para as festas de 15 anos aqui vão algumas dicas:

Tipos de Festas de Debutantes

No Brasil os principais tipos de festas tradicionais de debutantes são:


Festa de 15 anos Tradicional

Este tipo de comemoração segue à risca a tradição, sendo assim, a debutante deve entrar para a cerimônia, dançar a valsa com os 15 casais (escolhidos pela aniversariante) à meia noite e, indispensavelmente, realizar a troca de sapato e de anel como ritos de passagem.

Mas, lembre-se a festa tradicional também possui flexibilidade quanto à algumas variáveis uma vez que cada estado brasileiro possui suas particularidades.

Festa de 15 anos Moderna

Neste tipo de cerimônia ocorre uma mescla de traços tradicionais com traços de modernidade.

Você já deve ter presenciado ou sonhado com a debutante dançando valsa e haver uma “dança/valsa maluca” durante ou no final de alguma tradicional! Que tal deixar sua festa com uma marca da sua personalidade?

Festa de 15 anos Evangélica

Assim como a festa de 15 anos moderna, a festa de debutante evangélica também utiliza ritos de passagens tradicionais por esta idade, no entanto, há a mescla desta com a cerimônia evangélica para as debutantes que optam pela tradição religiosa!

Festa de 15 anos Simples

Uma festa de 15 anos simples é aquela em que as debutantes buscam uma opção mais econômica para os bolsos, sem gastar muito dinheiro! Contudo, muitas vezes este modelo de festa é realizado em casa, com personalizações próprias e muita criatividade inclusa!

Tipos de Tradições de Festas de Debutantes

Uma cerimônia de uma festa tradicional de debutante segue uma estrutura bem determinada e cheia de simbolismos, tanto é que muitos comparam este evento da vida feminina (geralmente) com o ritual do casamento. Os símbolos usualmente se assemelham ao redor do processo de amadurecimento da jovem garota, como: a valsa, a troca de boneca e a troca de sapato, por exemplo.

Então aqui vamos facilitar e te proporcionar um leque de opções das tradições cerimoniais que ainda transitam entre a festa tradicional e a festa moderna. Conheça algumas faz principais tradições das festas de debutantes e desfrute de seus significados e, depois, veja o que se adequa à sua tão desejada festa de 15 anos ou adapte a tradição à modernidade! Abuse e desfrute dos nossos espaços com o Buffet Mediterrâneo!

A Valsa

A valsa representa a primeira dança da menina tida como jovem adolescente a partir do momento presente. Sendo assim, esta troca de menina infantil para menina jovem é dançada conforme os homens presentes em sua vida a partir do nascimento, ou seja, a primeira valsa é com o pai, a segunda com os homens presentes na família (sendo estes: avô, padrinho, tio ou amigo) e, a terceira valsa dançada com o príncipe de gala (geralmente, escolhido pela debutante).

 E nesta hora que aparece aquela tia e te pergunta dos namoradinhos, deixe a curiosidade! Quem será que é? O galã da sala? Ou um famoso?

A Entrega da Jóia

Neste momento, antes da valsa com o progenitor (o pai), a debutante prepara-se para um momento cheio de emoções, no qual é presenteada pelo pai com uma jóia (a depender se um anel solitário, um colar, uma pulseira – de acordo com a escolha do pai –  e, que simboliza a passagem do tempo e a entrada da debutante na vida adulta. Imagina seu pai ou algum familiar se declarando para você neste dia tão sonhado? Teria uma surpresa ou um discurso melhor? Se prepare que as emoções não param por aí!

Os 15 casais

São selecionadas pela debutante 15 damas e 15 cavalheiros, formando assim quinze casais que irão anteceder a entrada da aniversariante ao salão.

Nas festas tradicionais os casais normalmente dançam ao redor da debutante e, seus trajes são escolhidos de forma a contrastar com o vestido dela.

Em seguida, os casais da festa devem durante a valsa segurar uma vela, na qual a aniversariante vai ir apagando durante o decorrer da dança, uma a uma. Esta vela significa os catorze anos que se passaram desde o seu nascimento até a ocasião dos quinze anos (quando a mulher, segundo a tradição, passa a ser considerada jovem).

Na hora de planejar a festa de debutante é fundamental a escolha de profissionais especializados no assunto e que estarão prontos para ajuda-la com a organização do evento e a realização do seu sonho desde o início até a conclusão.

Então, se prepare, está na hora de selecionar o local, já pensou um lugar com todos os espaços para seleção do seu evento previamente escolhidos e então, resumidos em um só site?!

Clique aqui para tornar este sonho cada vez mais possível e sonhe com a gente!

Os comentários estão desativados.

× WhatsApp