Buffet para Casamento, Festa Casamento e Festas em Geral no Mediterrâneo - Buffet Mediterraneo

ECO WEDDING, O CASAMENTO SUSTENTÁVEL – TENDÊNCIA 2021

ECO WEDDING, O CASAMENTO SUSTENTÁVEL – TENDÊNCIA 2021

22/01/2021

Cada vez mais as pessoas preocupam-se em colocar em práticas atitudes eco-friendly no dia a dia e isso não seria diferente da sua tão sonhada festa de casamento! Confira as dicas abaixo para uma cerimônia mais verde, mas sem perder o glamour do tão sonhado dia!

Há diferentes atividades sustentáveis desde da recepção do convite  até  na produção de lembrancinhas da comemoração matrimonial. Esse tipo de cerimônia teve um boom no início de 2010, com a popularização de práticas sustentáveis para eventos, dando preferência a empresas e práticas que diminuíssem a pegada ecológica no mundo. Essa forma de cerimônia não saiu de moda, apenas tornou-se  tão popular que em menor ou maior grau casais adotam práticas eco-friendly.  Por isso, reunimos diversas dicas para auxiliar noivos que gostariam de ter uma cerimônia mais sustentável, mas com os toques especiais e personalizados para o matrimônio.

SUSTENTABILIDADES DESDE DO INÍCIO

Os primeiros passos para um casamento mais sustentável começam já pelos convites. Os convites podem ser feitos de papel reciclável e de forma mais minimalista possível ou até para ser mais sustentável ainda ser encaminhado por e-mail, gerando uma maior economia de papéis. No local de recepção da festa pode utilizar-se de quadro de giz, diminuindo ainda mais o uso de papel além de ser super bonito. 

Ainda, é importante pensar no local da festa em que será realizada a cerimônia com uma temática campestre evocando a proximidade da natureza. Uma boa pedida é o Espaço Quinta da Cantareira com os seus mais de 20 000 metros quadrados, com a sua grande parte inserida numa reserva de natureza e sem perder  a sofisticação para sua realização. Outro detalhe particular desse espaço é a capela panorâmica com altar suspenso de cristal com vista para  Mata Atlântica, criando uma atmosfera mágica ao ato matrimonial, sem perder a ambientação eco-friendly. O local ainda conta Hotel Quinta da Cantareira, Loft da Noiva e serviços de acomodações para que tudo saia perfeitamente no dia! 


Outra vantagem desse espaço para realização do casamento eco-friendly é a localização pois está  a menos de 10 km da cidade de São Paulo, gerando facilidades na locomoção  economia no transporte dos convidados uma  vez que existe a possibilidade de utilizar  fretados ou até mesmo pedir aos convidados que compartilhem os mesmos veículos  diminuindo a emissão de gases poluentes no meio ambiente. 

 Ainda pensando no espaço da festa é interessante ter como base a decoração materiais recicláveis como garrafas e latinhas criando uma atmosfera bonita com redução de custos. Outra forma interessante é utilizar flores de época.

 DICAS E IDEIAS ECO-FRIENDLY

Suculentas são ótimas sugestões eco friendly de lembrancinhas!

Uma outra forma é por meio das esperadas lembrancinhas para os convidados. Uma boa pedida é dar lembrancinhas feitas de materiais recicláveis e que possam ser utilizadas novamente pelos convidados. Outra sugestão é dar como presente plantinhas como cactos e suculentas dando um toque de charme aos convidados que podem usar para decorar suas casas ou até mesmo pequenos pacotes de sementes de flores para que os próprios convidados cultivem em casa. Para os casais que preferem lembrancinhas cheirosas, shampoo e condicionador em barra são ótimas sugestões, porque diminuem o uso de plástico e ainda podem ser fornecidos por pequenos produtores, apoiando o comércio local. Se quiserem adicionar ainda mais uma incrível lembrancinha, outra sugestão é a  escova de cabelo feita de madeira reciclável, pois pode vir acompanhada como um kit de tratamento capilar, sendo uma lembrancinha diferente e sustentável.   

Uma outra sugestão de lembrancinha são alimentos comestíveis como geleias e docinhos em embalagens de vidro, pois são alimentos com uma boa aceitação dos convidados e novamente podem ser  adquiridas de produtores locais 

A alimentação da festa é uma outra forma de ter atitudes ainda mais conscientes em relação à sustentabilidade. Uma boa pedida é dar preferência a cardápios vegetarianos e veganos. Além de ser uma alimentação mais leve e saudável, ela diminui o exagero de consumo de recursos naturais. Ainda pensando no cardápio  é interessante ser prioritariamente finger food, pois diminui o desperdício de alimentos já que são porções menores que agradam todos os públicos.  Outra vantagem desse tipo de menu, é o menor uso de louças para servir os convidados, diminuindo os gastos com água.

Além de tudo, o vestido da noiva também pode ser eco-friendly. Afinal, para a criação de uma roupa nova gasta-se diversos recursos naturais, como também é mais custoso para o casal.  Uma sugestão é reutilizar o vestido de noiva da mãe que está guardado. Dessa maneira, a noiva faz uma linda  homenagem a mãe ou avó como também é super vintage ter um vestido da década passada. Outra forma é buscar em brechós especializados vestidos de noivas, pois têm preços mais acessíveis e ainda são mais verdes. Outra opção é dar preferência por alugar o seu vestido especial, sendo uma boa forma de economia e ainda mais ecológica. Entretanto, se a noiva busca um vestido personalizado pode-se optar por modelos mais minimalistas que acabam sendo mais sustentáveis, pois utilizam-se de menos recursos e tecidos menos elaborados, mas sem perder o glamour e elegância.

Ainda falando de vestimentas,  uma boa sugestão é as roupas das daminhas e dos pajens não serem vestimentas extremamente formais, pois a chance das crianças utilizarem novamente é bem menor. Por isso, optar por trajes esporte fino é uma boa opção, já que vai aumentar a possibilidade das crianças usarem por mais tempo. É importante pensar em roupas confortáveis para os pequenos curtirem a festa sem precisar trocar diversas vezes de roupas. 

A noiva também pode auxiliar as madrinhas nesse processo, pedindo que elas deem prioridade para alugar vestidos ou procurar em brechós especializados. É interessante buscar modelos que possam ser utilizados em mais de uma ocasião, novamente poupando recursos. 

Outra sugestão é deixar o dress code mais flexível para os convidados, pois eles podem reutilizar as roupas com uma maior frequência. No entanto,  se preferir manter um código de vestimenta preferia um minimalista, pois auxilia na diminuição de recursos e ainda tem uma maior chance dos convidados utilizarem mais de uma vez as roupas. 

Continuando com a preparação da noiva é priorizado a utilização de maquiagens veganas, diminuindo ainda mais o sofrimento animal e sendo mais eticamente responsável. É interessante pedir aos convidados que deem preferência a esses tipos de maquiagem também pois quanto mais pessoas diminuírem o uso de produtos de origem animal, menor será a pegada ecológica.  

 

Por fim, um eco-wedding tem diversos benefícios como auxiliar o ambiente, diminuir o custo de um uma cerimônia e ainda ter o prazer de estar participando de um movimento que luta para diminuir a nossa pegada ecológica no mundo, sem perder a elegância e o charme necessário para o grande dia.

Essas foram apenas algumas sugestões para auxiliar nas escolhas para deixar a festa cada vez mais sustentável. 

Para maiores informações  entrar em contato pelo telefone 11 2238-4550 ou pelo email comercial3@quintadacantareira.com.br ou entre em contato pelo nossas redes como @Quintadacantareira e a página no Facebook Quinta da Cantareira.

Os comentários estão desativados.

× Whats App