Buffet para Casamento, Festa Casamento e Festas em Geral no Mediterrâneo - Buffet Mediterraneo

Aliança de casamento, conheça os tipos e significados antes de escolher

Aliança de casamento, conheça os tipos e significados antes de escolher

22/05/2019

A aliança de casamento simboliza o que há de mais sagrado e romântico em uma cerimônia de casamento. Entenda quais fatores são importantes para sua escolha pessoal e porquê isto irá repercutir durante toda a vida.

Aliança de casamento é um dos principais símbolos do casamento. Ela simboliza o compromisso com a pessoa que escolheu amar e compartilhar a vida.

O costume diz que a origem do uso se deu na Europa, no entanto, a aliança era usada apenas pelas mulheres. Com o tempo, a tradição fez com que os homens também a usassem.

A palavra aliança vem do latim na grafia “alligare” e significa uma relação de união completa. No dicionário, fazer uma aliança é fazer um acordo, pacto e união.

A aliança com o nome do cônjuge gravado remete justamente a esse pacto do marido mediante à esposa e etc.

O formato circular da Aliança de casamento simboliza a eternidade, pois o círculo não tem início e nem um fim.

Na Roma antiga, era de costume nos casais mais abastados, a aliança vir acompanhada de um anel de diamantes.

Mais uma tradição e que é seguida até hoje é o costuma da formalização do casamento através do noivado. Neste caso, a aliança é colocada no dedo anelar da mão direita.

A explicação para o uso do dedo anelar é que se acredita que esse dedo tem uma veia ou nervo ligado diretamente ao coração.

A mudança do anel da mão direita para esquerda no caso do noivado para o casamento é que a esquerda representa a submissão da pessoa em relação à outra.

Na hora do casamento, as alianças são levadas ao casal pela dama de honra, que entra bem em frente à noiva na igreja. Elas carregam as joias em uma cestinha ou almofada.

Após a benção religiosa, há a troca de alianças e somente depois deste ato que antecede ao beijo, é que é o casamento é considerado consumado.

Vale lembrar que no passando, além do sinal de amor, a aliança também representava o dote que a noiva submetia ao casamento – que era negociado pelos pais dos noivos.

Esses eram os tempos em que o casamento era considerado negócio e que tinha a finalidade de garantir a segurança financeira do casal.

Quais metais são usados na Aliança de casamento

Já que contamos a você a história das Alianças de casamento, vamos mostrar um pouco sobre os metais que são utilizados na sua manufatura.

Geralmente, pelo valor e preciosidade, o ouro é o que melhor simboliza a aliança no casamento. No entanto, com o passar do tempo, outros metais foram sendo utilizados neste importante objeto.

Vamos mostrar alguns a você. Confira abaixo:

Aliança de ouro

Como dissemos acima, o ouro ainda é o metal mais utilizado, pelo seu romantismo e por ser atemporal. Vale lembrar que o ouro combinado com outros metais dá influência sob a coloração no resultado final, como é o caso do ouro amarelo (com prata e cobre), ouro branco (com prata, cobre e zinco) e ouro rosa (com cobre).

Aliança de prata

O metal considerado mais acessível no grupo dos metais preciosos. A vantagem da prata é que existem várias tonalidades que vão desde a mais clara até a mais escura com acabamento fosco. A desvantagem é que as pratas de lei são extremamente fáceis de riscar.

Aliança de platina

Muito popular no século passado na confecção de todos os tipos de joias. Atualmente ela renasceu como preferencia para alianças de noivado. Por ser mais rara que o ouro, o seu valor é mais alto e também é um metal mais pesado. A vantagem é que ela não oxida com o tempo e as gravações com os nomes ficam bem nítidas.

Aliança de Tungstênio

Um metal prateado e mais duro até que o titânio. Vem sendo muito usado para Aliança de casamento por ser hipoalérgico, no entanto, ele não pode ser redimensionado. O metal é muito resistente a riscos e arranhões e não possuem outros metais em sua composição.

Aliança de Aço inoxidável

O aço inoxidável tem ganhado bastante espaço por conta da sua durabilidade e resistência, sem contar que é um metal relativamente barato. Só isso já conta muito pela popularidade. Pode ser fosco ou receber um polimento mais fino.

Aliança de Titânio

O Titânio é extremamente leve e atualmente conquistou a preferência dos homens que não são muito acostumados com anéis. Ideal para quem não tem como hábito utilizar acessórios, são hipoalérgicos, puros e um dos metais mais resistentes a riscos.

Aliança de Cobalto

Um metal brilhante e branco que tem feito a cabeça de muitos casais por ser maleável, permitindo a fabricação de alianças modernas. Ele é hipoalérgico e quatro vezes mais duro que a platina, o que lhe dá vida útil quase eterna.

Alguns sites têm uma gama de opções de Alianças para casamento para você explorar, escolhendo o melhor estilo que combina com você e com o seu bolso, como o da Tiffany’s.

Nós podemos ajudar na sua escolha

O momento de escolher as alianças também é de extrema importância devido às inúmeras opções existentes no mercado.

O Shopping Festa oferece uma grande variedade de alianças de noivado e casamentos dos mais variados estilos e tamanhos, de acordo com a sua personalidade.

Acesse a nossa página e venha conhecer de perto as opções de Alianças de casamento que vão simbolizar o amor e a alegria da sua união.

Os comentários estão desativados.

× WhatsApp