Finger Food, pequenas delícias
Festas mais descoladas já estão aderindo ao serviço de Finger Food, sem ferir a etiqueta. Finger foods são comidinhas do tamanho de uma mordida que podem ser servidas em guardanapos, palinetes, colherzinhas, copinhos, cumbuquinhas, tacinhas e outras adaptações que podem servir de base para o menu.
O conceito é ideal para você que convidou 40 amigos para um evento, mas só cabem 20 acomodados. Este serviço também é muito indicado para festas mais animadas, com pistas de dança, porque os convidados conseguem ir comendo sem precisar sentar ou mesmo parar de dançar.
Caso alguns convidados sejam idosos, é simpático organizar algumas cadeiras para eles, mesmo que o menu seja finger food. Isso porque, em razão da idade, os idosos costumam se cansar mais rápido, e é um gesto de carinho organizar um lugar confortável para eles na festa.
O menu em finger food pode ser muito amplo e diversificado, com pratos quentes e frios. A única diferença é que a comida vem em porções pequenas. Entre as opções no cardápio podemos citar: polenta e escondidinho em cumbuquinhas, saladas, cuscuz, carnes, batatas e muito mais. Também é possível aproveitar a estrutura dos legumes para servir: pepino e cenoura, por exemplo, podem servir como palitinhos.
Outra vantagem é que os convidados podem apreciar uma variedade maior de pratos, porque vão comer a mesma quantidade de comida, mas em porções pequenas de menus variados. Com isso, também é grande a chance de agradar a todos, inclusive quem estiver de dieta, os vegetarianos e pessoas com restrições alimentares.
É preciso ficar atento, porém, ao serviço de garçons. Como os convidados não terão uma mesa para buscar a comida, eles dependem exclusivamente dos garçons para receber as porções e se alimentar. O Buffet Mediterraneo trabalha com garçons treinados e na quantidade ideal para cada porte de festa.
Para quem gosta de curiosidade, vale conhecer: dizem que a expressão “finger food” tornou-se famosa porque a atriz inglesa Joan Collins é muito exigente e pedia pequenos aperitivos para comer com a ponta dos dedos, para não borrar o batom.