A tradição do bem casado
Até quem não se diz conhecedor das tradições de um casamento sabe que, ao final da festa, os convidados podem esperar por uma lembrancinha ou um presente. O bem casado, talvez o mais famoso entre os mimos, passa uma bonita mensagem por meio de um doce preparado à base de uma massa simples e gostosa.
As lendas e costumes mais tradicionais dão conta de que sua verdadeira função é expressar a união de duas pessoas em uma só. Há quem diga também que, ao saborear uma destas iguarias, o caminho para o altar estará ainda mais próximo para os solteiros.
Embora seja receptivo a inovações, o bem casado é caracterizado pela massa leve e fofa, agradável aos mais exigentes paladares. O recheio – uma mistura básica de açúcar e doce de leite – é oferecido como gratidão pela presença e votos de felicidades enviados por parentes e amigos. O símbolo do doce está justamente na capacidade do recheio de unir duas metades, da mesma forma que o amor uniu os noivos.
O bem casado pode ser usado como lembrancinha ou como doce servido na festa. Independente do uso, muitos casais estão optando por fazer uma mesa só com bem casados, para destacar o doce.
Para lembrar o caráter simbólico do docinho, uma opção é aproveitar esta mesa especial para colocar fotos de casais cujo casamento sirva de exemplo e inspiração. Nesse caso, é possível colocar retratos dos pais e avós dos noivos ou imagens de casais famosos do cinema e da televisão.
Outra dica é soltar a criatividade com a embalagem do doce. Uma possibilidade é combinar as cores do papel e da fita com a decoração do casamento. Outra opção é utilizar embalagens diferentes, como caixinhas com estampas, com a foto dos noivos ou mesmo uma pequena mensagem agradecendo pela presença na festa.