CASAMENTO CATÓLICO – CLASSE E ELEGÂNCIA
O casamento é um momento sagrado para católicos, pois é o primeiro passo para constituir uma família. Confira aqui algumas dicas de tradições e ritos:
O casamento é um momento muito importante para os casais, pois é a realização de um sonho de constituir família e serem reconhecidos pela comunidade em que vivem. Para as pessoas que seguem o catolicismo há uma importância ainda maior: a constituição de uma família.
Para os católicos há diversas tradições clássicas que devem ser seguidas tanto na cerimônia religiosa quanto na nas comemorações. O matrimônio é considerado um ato de sacramento levando a diversos ritos específicos.
A PREPARAÇÃO DA CERIMÔNIA:
O primeiro passo é a escolha da igreja em que será realizado o casamento. Algumas pessoas preferem seguir a tradição de casar-se na mesma igreja que os seus pais ou em na paróquia do em que frequentam. Entretanto, isso não é uma regra. Algumas igrejas mais famosas como a Catedral da Sé e o Mosteiro de São Bento são extremamente disputadas e têm valores de cotação um pouco mais altos, por isso veja com atenção os preços.
Outro detalhe importante é assinalar ao passo que irá realizar o casamento se um dos noivos não for católico, para que seja providenciada a dispensa de acordo com o católico. Além disso, não se esqueça de marcar a entrevista para os noivos já facilitando toda a documentação. Tente fazer isso o mais rápido possível, pois os processos acabam sendo mais demorados.
Feito todos esses procedimentos é a hora de levar todas as documentações para o dia da Igreja seja reservado. Dentre os documentos: segunda via da certidão de Batismo, certificado do Encontro de Noivos, declaração da entrada do processo no Casamento Civil, cópia dos documentos de identificação dos noivos, comprovante de Primeira Comunhão e Crisma (se os noivos tiverem) e duas testemunhas para assinar o ato matrimonial.
Algumas igrejas não gostam de certas restrições na forma da decoração do ambiente. Por isso, é necessário sempre tirar essas dúvidas com o pároco responsável.
Já em relação às vestimentas e tradições não há nenhuma restrição específica, além de pedirem para serem roupas mais formais e menos extravagantes por ser um templo religioso. Geralmente a noiva casa-se com de branco ou bege claro remetendo à ideia de inocência e clássico.
É muito comum, os noivos terem padrinhos, mas isso não é uma especificidade do catolicismo, mas sim uma tradição. No casamento católico há apenas a necessidade de duas testemunhas do casamento, que geralmente tornam-se padrinhos. Todavia, algumas igrejas têm restrição da quantidade de casais.
Durante a entrada, pede que não toque músicas seculares, pois por ser uma igreja há certas restrições de respeito.
Outra questão é a escolha das datas para realizar a cerimônia. É interessante evitar Ano Novo, Natal, Páscoa e Quaresma. Essas são datas em que há comemorações específicas católicas, sendo mais difícil a realização de casamento nesses dias. Um dos meses mais disputados para dizer o tão esperado “sim” é o mês de maio. Para o catolicismo é o mês de Maria, mãe de Jesus. Portanto, é um mês abençoado.
O DIA DA CERIMÔNIA:
Durante a igreja, ocorre a entrada do casamento. Geralmente há a entrada dos padrinhos, o noivo acompanhado da mãe e ao final há a entrada da noiva acompanhada do pai. Por último, há entrada dos pajens e daminhas com as tão esperadas alianças.
Depois, o padre inicia a cerimônia explicando a bênção do casamento dentre os seus direitos e deveres. Esse é um dos momentos mais emocionantes para os católicos, pois os noivos podem pedir para o padre fazer leituras específicas da Bíblia. Ao final, os noivos recitam um texto pré-definido para que seja mostrado que o casamento ocorreu por livre espontânea vontade. Ao final, coloca-se as alianças e repete-se um texto sobre a importância desse símbolo católico.
A FESTA:
Uma boa sugestão é sempre escolher algum local próximo às paróquias, pois pode facilitar a locomoção tanto dos recém-casados como dos convidados. Uma excelente opção é o Espaço Costa Aguiar localizado no Ipiranga, na zona sul de São Paulo. Ele está localizado próximo à Igreja Nossa Senhora Aparecida, Paróquias São José do Ipiranga e Paróquia Santa Edwiges. O local conta com estrutura diversas para que as comemorações saiam perfeitamente. Podemos citar: sala da noiva, gerador, sistema de ar condicionado, valete, mezanino lateral e com uma capacidade máxima de até 550 pessoas. Um dos grandes charmes do salão é o jardim de inverno no primeiro piso presenteando todos com a sua beleza.
A decoração do local é sempre a critério dos noivos, mas geralmente os casais religiosos sempre dão preferência para uma decoração mais clássica!
O cardápio de uma cerimônia católica pode ter diversas formas apresentadas dentre elas é o estilo finger food, pois diminuem o desperdício já que são servidos em porções menores. Além disso, auxilia os convidados.
VANTAGENS
Há diversas vantagens em realizar o seu casamento, seguindo os preceitos católicos.
Além de ressaltar a sua fé e ter a benção da sua comunidade, é uma forma também de comemorar a entrada do novo casal como esposa e esposo.
A cerimônia tem sempre as tradições específicas, mas ao mesmo tempo os noivos podem inovar criando uma comemoração a partir dos seus próprios gostos.
Para maiores informações entrar em contato pelo telefone 11 2238-455, Whatsapp 11 94252-5654 ou pelo email contato@buffetmediterraneo.com.br, podendo haver um desconto promocional dependendo do evento ou entre em contato pelo nossas redes como @buffetmediterraneo e a página no Facebook Buffet Mediterraneo