Buffet para Casamento, Festa Casamento e Festas em Geral no Mediterrâneo - Buffet Mediterraneo

Casamento, guia essencial (e completo) com o passo a passo para você não esquecer nada e brilhar na cerimônia

Casamento, guia essencial (e completo) com o passo a passo para você não esquecer nada e brilhar na cerimônia

16/05/2019

Se você já marcou a sua data de casamento ou está pensando em escolher uma, veja neste guia essencial, os passos importantes para se planejar e ter o melhor momento da sua vida

Casamento ou matrimônio em sua principal definição, é um vínculo máximo estabelecido por duas pessoas. Esse vínculo deve ser mediante o reconhecimento governamental, cultural, religioso ou social.

Embora é visto por muitos como um contrato estabelecido, o casamento provém de uma relação interpessoal de intimidade e normalmente é feito através de um ato solene.

As razões pelas quais as pessoas se casam é geralmente para formalizar a relação afetiva propriamente dita, além de buscar a estabilidade social e econômica, formar família, ter e educar os filhos e legitimar direitos como nacionalidade, por exemplo.

Que o casamento é, sem dúvida, um dos maiores momentos da vida, isso ninguém duvida. O casamento é a celebração máxima da vida de duas pessoas e o capítulo principal onde duas histórias se juntam para formar uma só.

E é justamente essa celebração que se torna o ápice dos desejos dois casais. No entanto, muitos detalhes devem ser levados em consideração na hora de planejar o casamento dos sonhos.

Nessa hora, muitas dúvidas surgem em relação à organização, ao planejamento e em todos os detalhes que são fundamentais para que esse momento seja inesquecível não só para os noivos, mas para todos os convidados.

Pensando nisso, fizemos um artigo especial com dicas imprescindíveis para que seu casamento seja muito mais que uma celebração. Afinal, alguns detalhes podem fazer toda a diferença na hora da cerimônia.

O tipo de casamento que você quer realizar

Casamento, Guia Essencial.

O primeiro passo é fundamental e diz a respeito sobre o tipo (ou os tipos) de casamento que você pretende realizar.

No Brasil, geralmente os casamentos são celebrados em dois tipos de cerimônia: A civil e a religiosa.

No casamento civil, a celebração ocorre sob a legislação vigente que é determinada pelo Estado. Ou seja, a união é formalizada perante os direitos e deveres do Código Civil Brasileiro.

A cerimônia religiosa é celebrada perante uma autoridade de uma determinada religião, seja ela qual for e que estabelece seus próprios dogmas, dependendo da crença do casal.

Tendo em mente como o seu casamento irá ocorrer diante desses tipos, seja ele no civil, no religioso ou em ambos, mais fácil será tomar as providências para a organização.

Planejamento

Esse realmente é o primeiro passo para o casamento dos sonhos. O planejamento é fundamental e geralmente se recomenda a antecedência mínima de 10 meses, que é o tempo médio ideal para organizar sem riscos uma celebração em todos os sentidos.

Leve em consideração a data escolhida entre os dois e toda a logística que a envolve. Por exemplo, se pretende realizar seu casamento na praia, no campo ou na cidade e qual estação do ano combina mais com cada um desses lugares.

Por exemplo, se a ideia for um casamento na praia, procure saber se o mês que pretende marcar a data do seu casamento coincide com a época de ventos fortes no local. Esse é um fato primordial para que não ocorra situações embaraçosas em plena cerimônia.

Basicamente, você deve ter em mente a questão do seu conforto e bem estar, além dos convidados, que participarão deste momento que ficará guardado para sempre na memória.

Orçamento disponível

Um passo que anda ao mesmo do planejamento é o do orçamento. Com o seu teto de gastos definido, fica mais simples a tomada de decisão de onde e em que será investido os seus recursos.

Tire um tempo para botar no papel todos os gastos que você pode ter no preparo de todos os detalhes da festa, onde tudo deve ser levado em consideração.

É hora de reunir-se com seu parceiro para anotar tudo o que vocês sonham em fazer e o que é possível implementar ou não. Lembre-se que tudo deve ser anotado, desde os gastos com documentação civil formal, até os detalhes de decoração, aluguel de carro, lembrancinhas e etc.

Depois da definição do orçamento, deixe uma quantia de reserva para que vocês não fiquem desprevenidos caso ocorra algum imprevisto no decorrer de toda a organização e planejamento do “grande dia”.

O estilo da celebração

Um detalhe importantíssimo em todo o planejamento é justamente o estilo da cerimônia que você pretende fazer. Essa decisão é fundamental para que todo o restante seja definido com segurança e antecipação.

Analise o estilo que mais combina com você diante de algumas alternativas que existem, para que o seu momento seja marcado para sempre. Os estilos mais usuais são:

  • Clássico: Talvez o estilo mais usado por ser atemporal e tradicional, que pode ser implementado durante o dia ou durante a noite, onde o requinte estará presente nos detalhes.
  • Rústico: O estilo que combina com o casal que prefere o clima da fazenda e da natureza, mas que também pode promover uma cerimônia que mistura simplicidade e elegância.
  • Provençal: Esta cerimônia é caracterizada pelo romantismo, pois sua base é feita a partir do floral na decoração.


Apesar desses estilos serem os mais comuns, a escolha pode ocorrem em cima da personalidade dos noivos. Portanto, muita calma nessa hora e analise os pós e os contras de cada estilo, pois depois de escolhido e planejado, fica praticamente impossível voltar atrás.

A escolha do local

O local onde será realizada a celebração é um dos passos mais importantes. Levando-se em consideração de que o casamento seja a realização de um sonho comum, o local será o grande cenário onde tudo vai ocorrer.

Faça um cronograma de visitas e visualize todos os detalhes da sua festa neles. É de extrema importância que haja identidade do local com o casal.

Avalie a qualidade do serviço dos locais que escolheu, o atendimento e as opiniões de quem já realizou cerimônias neles. A reputação do buffet é primordial neste aspecto.

Um grande exemplo para quem não abre mão da sofisticação é o Espaço Alves Guimarães Garden, do Buffet Mediterrâneo, que é disposto em dois ambientes de muito bom gosto e elementos especiais como jardim de inverno e ampla capacidade para receber convidados com conforto.

Uma outra alternativa para quem quer facilitar a logística, sem abrir mão do requinte é o espaço Quinta da Cantareira, que tem tradição em celebrações pelos espaços sofisticados e que proporcionam facilidade tanto para os convidados quanto para os noivos.

Neste cenário, há uma capela de cristal com altar suspenso com vista panorâmica da Serra da Cantareira e um salão amplo com acabamento em detalhes rústicos, além de mobiliário exclusivo.

Lista de convidados

Um dos pontos mais críticos na hora de organizar a celebração do casamento dos sonhos.

Esse ponto fica ainda mais complexo caso os noivos venham de família grande e com muitos amigos.

O primeiro passo nesta lista é colocar, sem exceções, lista com as pessoas que gostariam de convidar, incluindo amigos de trabalho, de infância, membros da família mais distantes e etc.

Feito isso, confira o resultado quantitativo e veja se está de acordo com a sua previsão orçamentária e com a capacidade do local escolhido.

Se tudo estiver dentro dos requisitos, você já tem uma lista de convidados. Caso contrário, infelizmente chegou a hora da revisão e certamente será necessário o corte de alguns nomes.

Apesar de ser uma tarefa difícil, é fundamental que isso seja feito para que tudo ocorra dentro das suas possibilidades financeiras e logísticas dentro do local que você escolheu.

Hora de escolher o serviço e os profissionais de confiança

Depois de ter seu orçamento definido e a lista de convidados fechada, é hora da escolha dos profissionais e fornecedores que irão executar os serviços da sua cerimônia.

A confiança é quesito fundamental para que haja garantia de despreocupações durante a festa.

Mais uma vez, a busca por opiniões de terceiros é fundamental. Procure opiniões de casais que já utilizaram os serviços do fornecedor que você escolheu para constatar a presteza e a qualidade do que for oferecido. Dentre esses serviços e fornecedores, podemos destacar:

  • Fotógrafo
  • Buffet
  • Garçons
  • Banda
  • DJ
  • Chef responsável pela comida a ser servida
  • Serviço de bar
  • Cerimonialista
  • Etc


Orçamentos

Depois das opiniões sobre os serviços e a lista de possíveis fornecedores, é hora de pechinchar para conseguir o melhor preço sem que se precise abrir mão da qualidade.

Existem duas opções para você planejar e executar essa fase: Fazer orçamentos dos itens separados ou buscar alternativas que consigam oferecer todos os serviços em conjunto.

A primeira opção demanda mais tempo, pois você terá que lidar com diferentes fornecedores e o custo pode ser mais elevado.

Se caso sua opção for fazer orçamento com todas as opções em conjunto, será menos burocrático e o custo-benefício pode se tornar mais atraente.

Lista de presentes

Um grande agente facilitador para os noivos é a lista de presentes. Elas sugerem itens necessários e uteis para o início de uma vida a dois, o que facilita para os convidados na hora de pensar com o que presentear.

Neste quesito, é hora de escolher as lojas com unidades físicas e também pela internet, de modo que facilite para os convidados. Tente optar por duas lojas diferentes para oferecer variedade para os convidados.

Depois disso, inclua itens de diferentes valores, desde os mais simples até os itens com maior valor agregado, de modo que todos se sintam à vontade para escolher.

Tudo muito prático e sem complicações.

Confira a documentação

Ufa! Você viu como organizar um casamento pode ser trabalhoso? Pois é, mas não pense que o trabalho termina por aí.

Um item que merece atenção é justamente a documentação. Somente com ela em dia é que os trâmites oficiais irão valer! Não esqueça de separar tudo o que for preciso para o registro civil, como certidão de nascimento, RG, além das testemunhas e padrinhos no dia da cerimônia.

Na parte religiosa, é necessário que você confira a demanda dependendo da igreja ou tempo que você escolher.

Enfim a melhor parte: A lua de mel

Não pense que a acaba por aí. Para fechar com chave de ouro, a Lua de Mel também precisa ser pensada com antecedência.

Para que tudo ocorra sem surpresas, o destino deve ser definido assim que a data for escolhida.

Muita atenção em questões fundamentais como passagens, documentos, hospedagem, vistos e demais providências que devem ser resolvidas o quanto antes.

Após a organização dos documentos e escolha da viagem, defina com antecedência os passeios e atrativos no local do destino. Assim, fica muito mais fácil e econômico montar um orçamento de viagem sem esquecer de deixar nenhum ponto turístico para trás.

Enfim, casados!

Como deu para perceber, planejar e organizar uma cerimônia de casamento não é uma missão tão fácil. Por isso preparamos com carinho este guia para que sirva como norte para a realização do seu sonho.

Não esqueça de levar em consideração todos os pontos importantes para que não haja surpresas indesejadas.

O casamento é um momento único e marcante na vida do casal e que deve ser aproveitado ao máximo.

Quer que o seu casamento seja o verdadeiro casamento dos sonhos? Faça um orçamento conosco que iremos facilitar esse passo a passo em busca da sua felicidade.

Os comentários estão desativados.

× WhatsApp