Buffet para Casamento, Festa Casamento e Festas em Geral no Mediterrâneo - Buffet Mediterraneo

Guia completo para casamento no inverno

Guia completo para casamento no inverno

28/08/2019


Anda fazendo um friozinho, né? Os casais que pensam em realizar o casamento neste período do ano podem ter algumas dúvidas. Mas o frio não vai incomodar! Confira aqui como deixar este dia ainda mais encantador.

Aqui no Brasil, quase sempre está quente, afinal moramos em um país tropical, e a maioria dos casamentos são realizados em estações mais quentes, como a primavera e o verão.

Diversos pontos podem influenciar seu casamento, veja abaixo.

Mas, em algumas regiões, o outono e o inverno podem chegar a temperaturas muito baixas e, quando os noivos optam por casar nas temporadas mais frias, surgem dúvidas quanto aos trajes, vestidos da noiva e como dar todo o conforto necessário para os convidados, mantendo o charme da decoração e os ambientes quentinhos.


E foi pensando nessas dúvidas que montamos este guia super prático para os casais que pretendem se casar no friozinho do inverno. Confiram as dicas que irão ajudar a aquecer ainda mais este dia especial.

1. Climatização do local

O local do casamento deve ser pensado com muito cuidado para evitar desconforto para dos familiares e amigos. Uma opção é fazer a cerimônia em ambiente aberto ao entardecer e, após a cerimônia, todos se dirigirem para um ambiente fechado e aconchegante, que dependendo da temperatura da região, aconselha-se que tenha aquecimento térmico.


Uma ótima opção pode ser um sistema de calefação portátil que são especialmente projetadas para salões onde não é possível realizar instalações tradicionais, e ainda servem para ambientes interiores e exteriores.

Como por exemplo, as estufas giratórias, que podem ser alugadas, são portáteis, não fazem barulho e não têm cheiro nem fumaça.

As velas também ajudam, além de criar um clima acolhedor. Não somente pela sua luz e pelo aquecimento do local, mas também por transmitir uma sensação mais íntima.

2. Decoração temática

Se engana quem acha que a decoração no inverno terão flores murchas e sem graça. Há a opção de usar flores de inverno, como as de cerejeira, gérberas, copo de leite, camélia e a gardênia, entre outras, que podem também estar no buquê.

Folhagens naturais da estação também são boas opções que podem ser combinadas com pinhas e folhas de pinheiros.

Uma boa pedida é usar cores mais quentes na composição dos espaços. Nas mesas, toalhas que contrastem tons pastel com os mais intensos.

3. Vestido da noiva e madrinhas

As possibilidades de estilo e composição dos looks aumentam muito no inverno, além de trazer mais conforto às mulheres, que podem escolher modelos com mangas compridas e golas originais.

E acessórios como echarpes dão um ar mais sofisticado e, mesmo as mulheres que optaram por modelos de vestidos de noiva com decotes proeminentes, estarão aquecidas e charmosas.

As madrinhas também podem usar modelos de vestidos de festa com mangas compridas e podem optar por cores quentes, como bordô, vermelho, azul marinho e cores mais sóbrias, perfeitas para a estação. Combinando também com echarpes ou pachiminas.

4. Roupa do noivo e padrinhos

Nesta época do ano, as cores mais indicadas para o traje masculino são o cinza médio, o bordô, o chumbo e o preto.

São cores elegantes que permitem que a escolha da gravata seja uma cor quente, podendo ser harmonizada com alguma textura.

O noivo pode escolher uma das cores citadas e, com os padrinhos, coordenar as tonalidades dos acessórios.

Todos os homens que estarão no altar podem usar uma flor de lapela que seja da estação.

5. Cardápio

Nada melhor do que comer algo bem quentinho no frio.

O buffet escolhido pode ter aquelas comfort foods deliciosas, que incluem caldos, sopa ou cremes quentes.

Uma ilha de massas também é uma ótima ideia para os dias frios.

Para beber, prefira servir vinho tinto, espumantes, licores e whisky.

6. Mesa de doces

Ao invés de fazer uma mesa de chá à parte, pode-se incorporá-la à mesa de doces, incluindo algumas variedades características do inverno.

Delícias como chás, cafés, chocolate quente e docinhos podem estar à disposição dos convidados nestes dias mais frios.

7. Penteados

O inverno pede penteados mais sofisticados, como coques clássicos, tanto altos como baixos, e os penteados semi-presos, ao estilo princesa.

As tranças também ganham força nesta temporada, complementando os tipos de penteados citados, acrescentando um ar medieval.

E para compor um visual romântico, pode-se investir em acessórios delicados, como tiaras e coroas.

8. Maquiagem

O inverno traz à tona os tons terrosos.

As noivas podem optar entre cores como vinho, vermelho e marsala. Olhos marcados são mais que permitidos nesta estação, podendo estar bem delineados e esfumados.

A tendência deste ano passa também pelas sombras metalizadas, que deve ter equilíbrio.

Caso a noiva não goste, outra opção é usar cores pastéis e caprichar no batom, que pode ser de cores fortes, como vermelho, vinho ou laranja fosco.

Devido ao clima, é necessário tomar cuidado para a maquiagem “craquelar” no seu rosto, e por isso é fundamental escolher com cuidado um profissional que garanta a hidratação da sua pele, e que não deixe de testar a maquiagem antes do grande dia.

9. Bar quente

Uma ótima ideia nesta época é um bar quente, com drinks a base de destilados como conhaque, whisky e cointreau irão dar uma aquecida nos seus convidados, que irão partir direto para a pista de dança.

10. Lembrancinhas

Uma boa pedida é investir em lembrancinhas diferentes, que serão uma surpresa para os amigos.

Que tal oferecer mantas, lenços, cachecóis ou pashminas?

Diferente da maioria, esses mimos podem ser oferecidos logo na entrada da festa ou colocados sobre as mesas, para que os convidados utilizem durante o evento.

Gostou deste artigo? Fale conosco, deixe sua opinião!

Outro mimo que combina com a época são mini-pinheiros, que além de serem lindos, irão decorar a casa dos convidados, ou então canecas personalizadas, no caso de cerimônias mais despojadas.


As temporadas frias podem ser ideais para conseguir um evento autêntico em cada detalhe, e a identidade visual do casamento também deve ser considerada a partir da estação em que vai acontecer, para criar um ambiente confortável e tornar o dia inesquecível.

Os comentários estão desativados.

× WhatsApp