Buffet para Casamento, Festa Casamento e Festas em Geral no Mediterrâneo - Buffet Mediterraneo

Casamento grego: muito além do quebra pratos

Casamento grego: muito além do quebra pratos

14/02/2013

Tema para filme de fama internacional e obras da dramaturgia brasileira, o casamento grego dá uma verdadeira lição de apego aos chamados bons costumes. A cerimônia, caracterizada pela conhecidíssima quebra de pratos, destaca-se no meio de tantas outras com momentos totalmente atrelados à tradição e um cenário paradisíaco ímpar.

Se tentássemos definir tal casamento em apenas uma palavra, a melhor escolha seria “festa”. O povo grego, embora não tenha motivos para celebrar com um clima econômico tão conturbado nos dias de hoje, é conhecido por mostrar disposição invejável até mesmos nas ocasiões mais simples e modestas.

Partindo disso, é possível conhecer os momentos que pontuam uma verdadeira festa grega. A quebra de pratos é o momento típico que, para quem não sabe, significa boa sorte para o casal. Na verdade, cada pequeno detalhe na cerimônia e na festa tem um significado simbólico no casamento grego.

A quebra da porcelana também é comum ser realizada na soleira da casa onde os recém-casados viverão, para afastar os maus espíritos. A residência ainda é endereço de outras tradições: o arremesso de um ferro no telhado para dar força à união e a disposição de dinheiro na cama do casal, em sinal de boa sorte.

O mel também serve de ingrediente para alguns costumes. Ele serve tanto como segredo gastronômico para a preparação do bolo quanto no momento romântico protagonizado pelos noivos, onde um serve o outro diretamente na boca. No caso, o mel representa a doçura da vida a dois para o casal.

A noite de núpcias também segue uma tradição, talvez a mais romântica de todas. Enquanto os noivos lideram um cortejo rumo ao quarto, membros da família e amigos tocam e cantam serenatas clássicas.

Como o casamento é uma celebração de muita alegria, as famílias não poupam esforços para garantir que a festa seja inesquecível, com muita dança e boa comida. Todos os ritos da festa servem para trazer boa sorte ao novo casal, por isso cada detalhe é preparado com muito cuidado e amor.

Os comentários estão desativados.

× WhatsApp